Pular para o conteúdo
1 (25)

Notícias

ARTIGOS

ICMS ST: O QUE PRECISO SABER?

A substituição tributária é um dos principais desafios no departamento fiscal de diversas empresas. O ICMS ST representa uma parcela significativa do preço da mercadoria, tornando crucial o entendimento de quando esse tributo é devido, qual é seu impacto na formação do preço da mercadoria (na compra ou na venda) e como é efetuado o recolhimento.

NÃO INCIDÊNCIA DO ICMS ENTRE ESTABELECIMENTOS DO MESMO TITULAR - ADC 49

A ADC 49/RN teve como objetivo reverter o posicionamento da Suprema Corte em relação aos dispositivos da Lei Complementar nº 87/96 (Lei Kandir), que previam a incidência de ICMS nas transferências de bens entre estabelecimentos de mesma pessoa jurídica. É importante compreender todas as etapas do processo e como se deu a modulação de seus efeitos, que se iniciam em 2024, para todos os contribuintes.

WhatsApp Image 2023-10-24 at 15.15.42

CRÉDITO DE ICMS NA PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS DE TRANSPORTES

A possibilidade de aproveitamento de créditos de ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) na prestação de serviços de transporte é um tópico que frequentemente gera dúvidas quanto ao seu uso, porém, é uma realidade e pode ser uma estratégia fiscal econômica benéfica para as empresas.

WhatsApp Image 2023-10-24 at 15.15.45

REGIME TRIBUTÁRIO: O QUE PRECISO SABER PARA 2024

À medida que 2023 chega ao fim, empresários e contadores enfrentam a decisão crucial de escolher o regime tributário adequado para suas empresas no próximo ano. Essa escolha, que se mantém ao longo do ano-calendário, é determinante para o sucesso financeiro da empresa. A escolha do regime tributário começa com a análise da atividade da empresa, uma vez que algumas estão vinculadas ao Lucro Real, enquanto outras têm a opção do Lucro Presumido. Para tomar a decisão certa, é vital entender os três principais regimes tributários no Brasil: Lucro Real, Lucro Presumido e o Simples Nacional (para empresas com faturamento até 4,8 milhões).

1700763355710

REGIMES ESPECIAIS DE TRIBUTAÇÃO DO ICMS

A carga tributária nacional figura como um desafio significativo para os empresários. Nesse artigo, trouxe algumas reflexões e definições sobre os regimes especiais, que são uma possibilidade de obtenção de tratamento diferenciado de recolhimento do tributo, especialmente aqueles concedidos no âmbito do ICMS, e que emergem como estratégias cruciais para as empresas.

NOTÍCIAS TRIBUTÁRIAS

REFORMA TRIBUTÁRIA - O QUE PRECISO SABER?

SIMPLIFICAÇÃO DAS OBRIGAÇÕES ACESSÓRIAS FISCAIS

LEI Nº 14.689, DE 20 DE SETEMBRO DE 2023

Enviar mensagem
Posso ajudar?
Olá 👋
Como podemos ajudá-lo?